Maioria dos jogadores era criança em 1992, ano do triunfo por 2 a 0 sobre os ‘Le Bleus’. De lá para cá, três derrotas e dois empates
Por Leandro Canônico Direto de Paris, França
David Luiz sofreu com derrotas (Foto: Mowa Press)
Julio Cesar, o mais velho da Seleção Brasileira, tinha apenas 12 anos, e Rafael e André, os mais novos, somente dois. A última vez que o Brasil venceu a França, os jogadores do atual time eram apenas crianças ou, no máximo, adolescentes. Pois é, faz muito tempo mesmo. O tabu diante dos “Le Bleus” já dura 19 anos.
O último triunfo foi no dia 26 de agosto de 1992. O Brasil venceu por 2 a 0 o amistoso realizado no estádio Parc de Princes, em Paris. Depois disso, porém, só tristeza. Em 1997, empatou por 1 a 1 no Torneio da França, no ano seguinte, perdeu a final da Copa do Mundo por 3 a 0, com show de Zinedine Zidane.
Mais tarde, em 2001, outra derrota. Dessa vez pela Copa das Confederações, na Ásia. Em 2004, um novo empate, por 0 a 0, em Paris. E no último duelo, pelas quartas de final do Mundial da Alemanha, mais uma decepção: 1 a 0 França. Assim, em cinco jogos depois de 1992, foram três derrotas e dois empates.
- Pela história, Brasil x França é sempre um jogo importante, diferente... É bom estar aqui vestindo a camisa da Seleção Brasileira, mas agora é uma nova história, novos jogadores – declarou o lateral-direito Daniel Alves.
Como diz o nosso treinador, é um novo jogo, tabu não existe no futebol. Nós temos uma nova chance"
Julio Cesar
Mais experiente da atual Seleção Brasileira, Julio Cesar valoriza o encontro com a França, mas dá de ombros para o tabu de 19 anos.
- Como diz o nosso treinador, é um novo jogo, tabu não existe no futebol. Nós temos uma nova chance. Esperamos jogar bem e ganhar – comentou o goleiro.
David Luiz, que tinha apenas cinco anos na data da última vitória brasileira sobre a França, afirmou em sua chegada a Paris, na última segunda-feira, que embora não tenha vivido os jogos seguintes como atleta, seu coração sofreu como torcedor.
- Faz parte do meu coração, porque eu sofri como brasileiro. Os jogos que eu vi as coisas não aconteceram da melhora maneira, mas agora temos de quebrar esse tabu – finalizou o zagueiro, titular em todos os jogos da era Mano Menezes.
Nesta terça-feira, às 16h (de Brasília), a Seleção Brasileira faz seu último treinamento antes do duelo de quarta-feira, contra a França. A atividade será realizada no Stade de France, local do amistoso entre as duas seleções.